A máscara de dormir Noctura 400 tem por base uma tecnologia inovadora, que pode ser usada para prevenir e tratar a Retinopatia Diabética bem como o edema macular diabético, evitando a hipoxia (baixa de oxigénio) dos tecidos e vasos da retina.
Estudos de fase II comprovaram a eficácia e segurança do tratamento. Noctura 400 obteve a marcação CE para um dispositivo médico de Classe IIa no tratamento da RD.
Esta máscara inovadora desenvolvida em conjunto com sete universidades do Reino Unido, foi premiada e desenvolvida pela PolyPhotonix Company, Inglaterra.
A máscara é confortável e fácil de usar, é programada para fornecer uma dose precisa de luz de baixa intensidade, sem prejudicar a qualidade do sono do utilizador.
O Noctura 400 consiste em díodos emissores de luz orgânicos (OLEDs), que são alojados num suporte branco, protegido por uma máscara de tecido acolchoado e macio. A máscara está concebida para ser bem usada à noite, durante 8 horas, sem perturbar as horas normais de sono. Este tratamento não invasivo está programado para fornecer uma dose precisa de luz pouco intensa através das pálpebras fechadas e deve ser usado como uma terapêutica contínua. A máscara de dormir pode ser usada em todos os estágios da retinopatia diabética. A máscara Noctura 400 é disponibilizada por prescrição médica.
Noctura 400 é o primeiro tratamento não invasivo e uma oportunidade terapêutica para tratamento da “RD”. Funciona por emissão de uma luz de baixo intensidade através das pálpebras fechadas, num comprimento de onda específico, por forma a bloquear o metabolismo dos bastonetes. Assim, os bastonetes não precisarão de se adaptar ao escuro e não necessitam de tanto oxigênio.
Sob este tratamento o olho irá requerer menos oxigénio, sendo assim possível reverter a formação de vasos sanguíneos indesejados.
Isto concede à retina a possibilidade de se autorregenerar melhorando a visão e/ou prevenindo a sua deterioração.
O Noctura 400 deve ser prescrito por um oftalmologista no contexto do tratamento geral da diabetes.
Esta máscara inovadora foi premiada e desenvolvida pela PolyPhotonix Company, Inglaterra, em conjunto com pesquisas de sete universidades do Reino Unido.
Noctura 400 é um dispositivo médico de classe IIa. Foi aprovado em todos os testes de segurança e eficácia, tem certificação CE como tratamento controlado para Retinopatia Diabética.
O dispositivo é confortável e fácil de usar, sendo programado para fornecer uma dose precisa de luz de baixa intensidade num comprimento de onda específico (durante 8 horas todas as noites), sem prejudicar o sono do utilizador.
As máscaras são individualmente programadas para cada paciente e substituídas de 12 em 12 semanas.
A luz interrompe o metabolismo dos fotorreceptores na retina, bloqueando o fenómeno de adaptação à escuridão.
Sem uma necessidade de adaptação à escuridão, o consumo de oxigénio permanece ao nível das necessidades diurnas, não havendo assim produção de VEGF (hormona de crescimento) e que irá permitir que a retina se autorregenere da melhor forma possível.
O comprimento de onda da luz emitida foi especialmente escolhido como sendo o mais eficaz para este tratamento.
O paciente pode usar a máscara por um período contínuo de até 8 horas por noite, dentro de uma janela operacional de 14 horas (geralmente das 20h às 10h). O uso da máscara pelo paciente é detetado automaticamente pelos sensores, quando a mesma é colocada na face e, os dados são registrados num chip que está incorporado na máscara.
No final do período de vida útil, que é de 12 semanas, cada máscara deve ser devolvida à H-ZIMUT LDA, para leitura das informações nela contidas, que serão enviadas posteriormente ao seu oftalmologista. Os dados referentes à utilização, permitirão ao seu médico incluí-los juntamente com outras informações dos seus exames habituais.