ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent
loader

Shopping Cart ( 0 )

Your Have 0 Item In Your Cart

close

Nenhum produto no carrinho.

MONIRI®

Versão Espanhola

TRATAMENTO DA OTITE SEROSA DO OUVIDO MÉDIO

Tratamento não invasivo da Otite serosa do ouvido médio ou Otite Média com Efusão (OME)

Produto Moniri Baby Hzimut

 

Moniri®-Baby

crianças 2-8 anos

Produto Moniri Kid Hzimut

 

Moniri®-Kid

crianças 4-8 anos

Produto Moniri Adult Hzimut

 

Moniri®-Adulto

a partir de 9 anos

O Dispositivo Médico Moniri® é a 1ª linha na terapêutica da otite serosa.

 

A otite serosa do ouvido médio é a causa mais frequente da perca de audição e de cirurgia em crianças.

 

Com o dispositivo médico Moniri® é possível, de uma forma simples e não invasiva, tratar a otite serosa com uma eficácia comparável ao tratamento cirúrgico, sendo assim uma alternativa segura à cirurgia.

 

De acordo com estudos clínicos publicados, pelo menos 80% de cirurgias devidas a esta patologia em crianças podem ser evitadas.

 

Utilizando o dispositivo Moniri® a criança irá conseguir drenar o líquido que está presente no ouvido e assim restaurar a audição.

 

https://www.hzimut.pt/wp-content/uploads/2023/10/baby2-300x300.webp
https://www.hzimut.pt/wp-content/uploads/2023/10/baby4-300x300.webp
https://www.hzimut.pt/wp-content/uploads/2023/10/baby3-300x300.webp

 

 

Moniri® permite restaurar a audição em qualquer idade.

 

Para as crianças, foi concebido um “boneco”, que faz parte integrante do dispositivo, tornando estes tratamentos uma “espécie de brincadeira” e assim   se obtém uma excelente colaboração nesta população mais jovem.

 

O inventor do dispositivo Moniri, foi o Prof. Dr. Armin Bidarian Moniri, médico otorrinolaringologista de origem sueca. Ele desenvolveu e testou este tratamento inovador durante a sua tese de doutoramento na Universidade de Gotemburgo (Suécia). O Dispositivo foi patenteado para tratamento da otite média serosa, tendo merecido a atenção de sua excelência Rainha Silvia da Suécia, que por esse motivo galardoou o seu inventor.

//www.hzimut.pt/wp-content/uploads/2023/07/otite-media-serosa.jpg
Produto Audição Fala Hzimut
Produto Trompa Eustáquio Hzimut
//www.hzimut.pt/wp-content/uploads/2023/07/deteccao.jpg
Produto Tratamento Monori Hzimut
Vídeos Hzimut

QUESTÕES FREQUENTES E RESPOSTAS

O que é otite serosa?

Otite serosa é acumulação de líquido atrás do tímpano sem sinais de infeção no ouvido. O líquido reduz a mobilidade do tímpano causando uma falta de audição.

Qual é a causa de otite serosa?

A comunicação entre o ouvido e o nariz é chamado trompa de Eustáquio. A trompa permite drenagem de líquido e compensação de alterações na pressão. Otite serosa é causada pelo funcionamento inadequado da trompa de Eustáquio em crianças. Fatores predisponentes para otite serosa incluem: idade entre 2-5 anos, frequência no infantário, irmãos, pais fumadores, doença alérgica conhecida, constipações de repetição.

É normal ter otite serosa?

Quase todas as crianças têm pelo menos um episódio de otite serosa durante a infância. A condição torna-se menos frequente com a idade.

Quais são as consequências da otite serosa?

Otite serosa poderá causar falta de audição, atraso no desenvolvimento global e da fala.

É perigoso ter otite serosa?

Otite serosa é uma condição autolimitada e não é perigosa.

Quando há suspeita de ter uma otite serosa?

Otite serosa é uma condição assintomática e poderá ser descoberta numa consulta de rotina. Falta de audição, atenção, atraso na fala ou um comportamento alterado na criança pode justificar uma consulta médica para avaliação clínica e exames complementares de diagnóstico.

Que tratamentos existem para otite serosa?

Tratamento de autoinsuflação, para abrir a trompa de Eustáquio com aumento de pressão no nariz, ajuda a drenar o líquido no ouvido e restaurar a audição. Tratamento cirúrgico com colocação de tubos de ventilação no tímpano é realizada sob anestesia geral e é considerado se o tratamento não-cirúrgico não for eficaz.

Como se pode curar a otite serosa?

Mesmo sendo com um tratamento eficaz, a otite serosa poderá recidivar após uma nova constipação, um episódio de otite ou uma reação alérgica. A única cura definitiva é o crescimento e o desenvolvimento da trompa de Eustáquio na adolescência.

O que é o Dispositivo Moniri?

O Moniri é um novo dispositivo de autoinsuflação permitindo tratamento em crianças. Os estudos clínicos mostram que até 80% das cirurgias podem ser evitadas usando este tratamento.

Em que situações Moniri® pode ajudar?

Moniri® é utilizado em situações em que se pretende normalizar uma pressão negativa do ouvido médio. Após uma infeção do trato respiratório superior, episódios de otite aguda, ao viajar de avião, mergulhar ou uso de câmara hiperbárica, pode ocorrer uma disfunção na Trompa de Eustáquio.  Sem tratamento, esta disfunção pode resultar em otite média serosa (ou otite média com efusão - OME).

Quem pode usar o Moniri®?

Moniri® pode ser usado por crianças a partir dos 3 anos de idade, mas também por adultos sempre que a situação o aconselhe. O tratamento em crianças deve ser sempre supervisionado por um adulto.

Qual a duração do tratamento com Moniri®?

Dependendo da gravidade, resultados positivos podem ser obtidos em poucos dias de tratamento. No entanto recomenda-se manter o tratamento durante 4 semanas por forma a cobrir todas as situações patológicas.  Após este período deve contatar o seu médico para decidir se deve seguir com o tratamento ou não. Para mais detalhes sobre o modo de usar, a frequência de insuflações diárias e uso de balões, aceda ao folheto informativo do produto. Moniri® durante um voo:  usar no início da descida efetuando 3-4 insuflações antes da aterragem. Moniri® pode ser utilizado várias vezes para aliviar os sintomas quando utilizado após mergulho ou tratamento em câmara hiperbárica.

Existem limitações para o uso de Moniri®?

Não deve usar Moniri® durante um episódio de otite média e/ou infeção no trato respiratório superior.

Com que frequência devo utilizar o Moniri?

Moniri é usado duas vezes (2) por dia e em cada sessão deve ser inflado de 5 a 10 vezes por sessão. Este exercício pode demorar cerca de 5 a 10 minutos. É muito importante que o tratamento seja divertido tanto para a criança quanto para os pais. Pode ser necessário um período de adaptação ao tratamento e nesses casos aconselhamos que se inicie por uma (1) inflação por dia e ir aumentando gradualmente até se atingir o pretendido.

Qual balão deve ser usado?

Moniri vem com dois (2) balões: • O balão azul com pressão de aproximadamente 40 cmH2O. • O balão vermelho com aproximadamente 60 cmH2O. O tratamento deve ser iniciado com o balão azul durante quatro (4) semanas. Se nenhum alívio da doença for obtido com o balão azul, o balão vermelho pode ser usado por mais quatro (4) semanas. É muito importante realizar o tratamento completo.

A inflação do balão deve ser feita pela boca ou pelo nariz?

O tratamento pode ser realizado tanto pela boca como pelo nariz.

Quais são as principais diferenças entre o Moniri e outros dispositivos para equalização de pressão nos ouvidos?

Com a finalidade de se obter uma equalização da pressão nos ouvidos, o Moniri é o único dispositivo recomendado e que demonstrou efeito clínico em crianças com menos de quatro (4) anos e nenhum outro tratamento, exceto a cirurgia, foi capaz de melhorar a audição em crianças com otite média secretora (OMS ou inflamação do ouvido médio).

Que diferenças existem entre os diferentes métodos?

Existem três diferenças principais que explicam os melhores resultados quando comparados com outros: 1. Os outros métodos incidem na equalização de pressão apenas pelo nariz o eu torna a manobra difícil, desagradável e menos eficiente. Com o Moniri, essa mesma equalização da pressão pode ser realizada pela boca ou pelo nariz. 2. O dispositivo Moniri adquire a forma de um brinquedo, fazendo com que para a grande maioria das crianças este tratamento se torne como uma brincadeira e dessa forma aumenta drasticamente a adesão. 3. Com o Moniri e desde que a máscara facial esteja corretamente colocada, vários procedimentos como gritos, risos ou tosse da criança levam à equalização da pressão do ouvido médio. Todavia e em caso de dificuldade por parte da criança, a pessoa responsável por este tratamento pode facilmente bombear o ar, apertando a barriga do boneco, assim o tratamento pode ser realizado sem qualquer cooperação ativa da criança.

O Moniri pode ser usado em crianças com tímpano perfurado?

Crianças com tímpano perfurado só devem usar o dispositivo se prescrito pelo médico que o consultou.

Quais são as diferenças entre o procedimento cirúrgico e o Moniri?

Os ensaios clínicos mostraram melhora auditiva igual comparando Moniri com cirurgia de ilhó, colocando um tubo de plástico no tímpano. A cirurgia melhora a audição instantaneamente. No entanto, a cirurgia sob anestesia geral apresenta riscos. Estima-se que aproximadamente 1 em cada 10 crianças apresente algum tipo de complicação após a cirurgia. Dor, desconforto, ouvido escorrendo crônico ou um orifício permanente no tímpano e recaídas são comuns. Algumas complicações ou uma eventual recaída podem exigir cirurgias novas e mais avançadas.

Uma criança com infeções repetidas das vias aéreas superiores (constipações, resfriados, corizas, etc.) pode fazer o tratamento durante 4 semanas?

Resfriar-se (constipações) uma vez por mês pode ser um sinal de uma condição alérgica, hipersensibilidade ou outra pelo que é importante consultar um médico para diagnóstico diferencial destas situações. Moniri deve ser usado durante os períodos em que a criança não está com sintomas importantes de congestão das vias aéreas superiores (constipações, resfriados). Em caso de coriza (corrimento nasal) o uso de sprays nasais podem fazer sentido em associação com Moniri. Consulte um médico para diagnóstico e tratamento adequados.

O Moniri pode ser usado em crianças com tosse?

Numa criança a tosse pode ser um sinal de muitas patologias como a bronquite, laringite, etc. Moniri pode ser usado nessas situações, mas é sempre importante consultar um médico para diagnóstico e tratamento da tosse.

O Moniri pode ser usado em crianças com adenoides ou amígdalas aumentadas?

Os adenoides e amígdalas aumentadas de volume levam principalmente ao ronco e à respiração pela boca, podendo comprometer os resultados do tratamento. O tratamento de longo prazo com spray nasal é normalmente a terapia de 1ª linha. Porém, em caso de resultados insatisfatórios, o procedimento cirúrgico pode ser considerado.

O Moniri pode ser usado em caso de infeções recorrentes do ouvido médio (otite média)?

Existem várias razões para as inflamações recorrentes do ouvido médio. Na otite sero-mucosa, também chamada de otite média secretora, o que acontece é um acumular de líquido por detrás do tímpano e nestes casos. Nestes casos o tratamento com o Moniri pode ser utilizado. Outras razões para otite média recorrente incluem infeções das vias aéreas, alergias, bronquite e asma. A ideia geral é uma terapia combinada, onde Moniri desempenha um papel importante.

O Moniri pode continuar a ser usado em caso de desconforto nos ouvidos durante o tratamento?

Um desconforto ligeiro durante ou após o tratamento é comum e é sinal de abertura bem-sucedida da trompa de Eustáquio e consequentemente da eficácia do tratamento. Nalgumas situações o uso de medicamentos anti-inflamatórios, como o ibuprofeno podem ser necessários (caso não seja alérgico a esse medicamento). Este tratamento realiza-se durante os primeiros dias de tratamento com uma (1) tomas cerca de 60 (60) minutos antes.

Pode Moniri ser usado durante a inflamação aguda do ouvido médio (otite média)?

Os sinais clínicos de inflamação aguda do ouvido médio incluem dor e febre. O Moniri não deve ser usado durante uma inflamação aguda do ouvido médio, podendo ser logo que os sintomas agudos desaparecerem.

O Moniri pode ser usado quando existem secreções do canal auditivo?

Líquido ou pus no canal auditivo podem ser causados por várias doenças diferentes, pelo que deve consulta o seu médico.

Como tratar a recorrência de uma otite sero-mucosa durante, ou após um novo resfriado?

Cada infeção nas vias aéreas superiores implica uma recorrência da otite sero-mucosa. Nestas situações um novo período de tratamento com Moniri deve ser iniciado logo que os sintomas agudos da infeção das vias aéreas superiores desaparecerem.

O Moniri pode ser utilizado durante uma infeção das vias aéreas superiores ou um resfriado?

O objetivo do tratamento é ventilar o ouvido médio abrindo a trompa de Eustáquio. Todas as vias aéreas ficam inflamadas durante uma infeção. Essa inflamação pode causar desconforto durante o tratamento, pelo que deve iniciar o tratamento quando os sintomas do resfriado forem resolvidos. Em caso de resfriado prolongado, deve-se suspeitar de outras causas como alergias, devendo por isso consultar um médico.

O Moniri pode ser usado em viagens de avião?

Durante os voos podem ocorrer sintomas de dor ou sensação de obstrução do ouvido. O Moniri pode ajudar, tanto as crianças como adultos a realizar uma equalização de pressão eficaz durante os voos com especial incidência na aterragem e na descolagem, devendo por isso levar consigo o Moniri e iniciar as manobras de insuflação quando sentir a alteração da pressão em seus próprios ouvidos.

Que fazer se a criança não quiser usar o aparelho?

Nove (9) em cada dez (10) crianças consideram o Moniri um brinquedo divertido e estão dispostas a realizar o tratamento (de forma autônoma ou com a ajuda dos pais). Da mesma forma que algumas crianças não colaboram em colocar os cintos de segurança, a fazer análises ou a tomar medicamentos, também existem algumas que podem ser mais difíceis de motivar para o uso do Moniri, todavia existem várias maneiras de as motivar: 1. Fazer o tratamento em outras crianças da família e mostrar o quanto divertido é. 2. Mostre os vídeos da homepage / youtube onde pode ver outras crianças a fazer e que pode servir como um motivador. 3. Use o calendário Moniri para estimular a criança. 4. Experimente outros métodos, como por exemplo recompensar a criança após cada sessão de tratamento. 5. Conte o número de inflações, fazendo como um jogo e aumente adicionando uma inflação por dia. A sessão de tratamento termina recompensando a criança por sua coragem 6. Se nenhuma das opções acima funcionar, a operação é a última opção Pensar que em caso de cirurgia é importante reconhecer que a criança será forçada à anestesia geral. A cirurgia envolve a abertura de um orifício no tímpano e o posicionamento de um tubo plástico (tubos).

PEDIDO DE INFORMAÇÕES